segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Mitraísmo

  Era uma religião muito antiga e ninguém sabe extamente quando e onde começou. Alguns historiadores arriscam uma origem obscura na antiga Pérsia, onde havia uma religião que prestava culto a um touro, nos moldes das festividades a Mitra, representado pelo mesmo animal, que era morto no final das festas. A Enciclopédia Brockaus diz que essas comemorações eram alusivas ao "Sol Invicto" ou o "Nascimento do Sol" que em latim diz-se "Natale do Sol", de onde se originou a palavra Natal em português. O Solstício de Inverno começa no dia 22 de dezembro (solstício é o tempo em que o sol se acha no ponto mais afastado do Equador e parece, durante alguns dias, ali conservar-se estacionário), quando o sol parece renascer,dando início à época do ano em que os dias começavam a ficar mais longos ( Vol 20,p. 125).
  Por volta do quarto do século d. C., o Mitraísmo estava no auge como uma das maiores festas pagãs do Império Romano. E que, nas festas em honra a Mitra, havia uma variedade muito grande de atividades, abragendo as artes, os esportes, a religiosidade, os banquetes o que atraía a atenção dos jovens (era popularíssima entre os soldados), que participavam dos jogos e disputas em armas, namoravam, comiam e bebiam comprometidos apenas com a diversão e a alegria contagiante das festas. "As casas eram enfeitadas com coroas de louro e sempre-vivas (planta do símbolo do inverno). As pessoas visitavam-se umas às outras e trocavam presentes. Desapareciam as rivalidades entre as classes, confraternizando-se patrões e empregados, ricos e pobres, uma vez que a ordem era o regozijo, a tolerância e a diversão" ( O Paganismo nas Festividades Cristãs, in "Sentinela7, p.5). Essa religião competia com o cristianismo primitivo porque, a exemplo deste, também era tida como religião dos pobres e oprimidos.
  Três dias depois do início do solstício de inverno, acontecia o aniversário do Sol Invicto (25 de dezembro), que era o ponto culminante das festividades. "Os adeptos de Mitra acreditavam que esse deus teria nascido de uma rocha e, entre suas crenças, consideravam a mulher como ser inferior, sem alma e sem desejos próprios. Apesar disso, acreditavam na existência do céu e inferno,praticavam o batismo, tinham fé na eucaristia e defendiama tese de que o comportamento moral elevado afastava os espíritos malignos" (Paradigmas, p.106) Uma outra tradição diz que Mitra "nasceu de uma mãe virgem numa carvena na Pérsia (séc II a. C.) e que teria tido doze companheiros. Como Jesus, ele também teria morrido e ressuscitado, além de ser mostrado na arte antiga como um cordeiro, exemplo de mansidão e ternura" (Revista Natal, p.4)
 
Fonte: Festas Populares e suas Origens - Editora AD SANTOS - Página 13 até 15


Nenhum comentário:

Postar um comentário