segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Por que 25 de dezembro?

  O mundo inteiro comemora o Natal no dia 25 de dezembro, menos a igreja da Armênia, que o celebra no dia 6 de janeiro por acreditar que Jesus foi batizado nesta data.
Dezembro foi o mês escolhido para festejar o nascimento de Cristo por causa do aniversário do Sol Invicto (invencível), assim chamdo por marcar o final das "Saturnálias", festas em honra ao deus Saturno e que marcavam o meio do inverno, quando o sol era frio e os dias curtos. Isso acontecia antes do século três depois de Cristo, quando esses festejos estavam ligados á religião pagã do mitraismo. Em meados do século terceiro (a data não é exata), a igreja romana celebrava a " ChristMass" na noite de 25 de dezembro, o que é hoje a tradicional "Missa do Galo".
 Alguns historiadores dizem qua a palavra Natal em inglês (Christmas), surgiu dessa cerimonia, transportada para a Inglaterra pelos soldados romanos que invadiram o país em suas conquistas por quase toda Europa. A celebração era permitida na data do "Solstício de Inverno" (que acontecia em quase todo o Hemisfério Norte), aproveitando o rigor do frio, quando os povos passavam o templo louvando o sol com grandes festas, muita bebida e comida ao redor de enormes fogueiras. As reuniões eram para pedir o breve retorno do sol e a fartura das colheitas que iam ser semeadas (dáí a honra a Saturno, o deus da agricultura). Esse povos temiam o inverno por acreditarem que suas longas noites encerravam espíritos de morte que espalhavam o terror entre os camponeses, obrigando-os ás constantes vigílias ao redor de fogueiras para espantar as forças malignas da escuridão.
  Além desses fatos, as autoridades eclesiásticas escolheram 25 de dezembro em consequência do dia 25 de março, um espaço de nove meses (tempo da gestação humana), e por acreditarem que, nessa data, o anjo da anunciação teria comunicado á virgem Maria que ela seria fecundada pelo Espírito Santo. Outra coincidência também aproveitada pelo clero, é que o Equinócio da Primavera naquele hemisfério começa justamente no dia 25 de março, quando comemorava o aniversário da criação do mundo. Nesta época do ano se tornava alegria naquela região da velha Europa, com o retorno do verde aos campos, o revigoramento da vida e as semeaduras, que se faziam sob o entoar de cantigas populares cujas letras falavam de maçãs e outras frutas, da fertilidade dos animais e da fartura que os camponeses esperavam ver em suas mesas.

Fonte: Festas Populares e suas Origens - Editora AD SANTOS - Página 11 até 13.


Nenhum comentário:

Postar um comentário